Agrivalle apresenta inseticida biológico para o controle de cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar

A solução para a cigarrinha das raízes tem sido o controle por inimigos naturais, um jeito mais seguro, sustentável e bastante eficaz. “O controle biológico no manejo da cigarrinha das raízes no Brasil é um caso mundial de sucesso”, afirma o engenheiro agrônomo, Wagner Coladel, gerente de marketing da Agrivalle, empresa que está lançando o inseticida biológico Gr-inn® para o controle da cigarrinha a base do fungo Metarhizium anisopliae.

Cigarrinhas da Cana-de-açúcar

Presente em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil, e principalmente no Estado de São Paulo, onde são plantados cerca de 5.000.000 ha, praticamente metade da área plantada no país, a cigarrinha das raízes é um problema considerável para a cultura. A praga pode causar enormes perdas que podem chegar a 80% em produtividade e até 30% no teor de sacarose. “Com a proibição da queimada da cana, esta praga aumentou de importância, uma vez que a palhada remanescente da colheita oferece abrigo ideal para a multiplicação do inseto”, explica Coladel.

Ação de Gr-inn na Raiz da Cana-de-açúcar
Ação de Gr-inn na raiz da cana-de-açúcar
Cigarrinha sofrendo ação de Gr-inn
Ação de Gr-inn na Cigarrinha

Os danos são causados principalmente pelas ninfas (formas jovens da praga) através da sucção de seiva (água e nutrientes) e os adultos também causam danos pela ingestão de toxinas nas plantas.

O inseticida biológico Gr-inn® tem alta capacidade de parasitismo e adaptação às condições do campo. O produtor poderá reduzir a praga aliando ou não seu uso ao controle químico. Gr-inn® pode ser utilizado ainda para o manejo das cigarrinhas das pastagens (Zulia entreriana e Deois flavopicta).


Informações para imprensa:

Jeferson Batista – jeferson@artcomassessoria.com.br/ (19) 99598-0025
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br/  (19) 98172-3185 e (19) 3237-2099
Artcom A.C. 


Notícias Relacionadas

Agrivalle obtém registro para produto biológico que controla mosca branca

Posts Relacionados

Agrivalle e Ginkgo Bioworks firmam parceria estratégica plurianual para acelerar produtos biológicos agrícolas de última geração.

BRASIL e BOSTON, Massachusetts – 20 de novembro de 2023 – Agrivalle, empresa brasileira líder em produtos biológicos agrícolas, anunciou hoje uma nova parceria com ...
Leia mais →

Sustentabilidade do planeta e da agricultura – uma via de mão dupla

Nos últimos anos, a sustentabilidade do planeta se transformou em uma das principais pautas no agronegócio em todo o mundo. O tema passou a ser ...
Leia mais →

Os bioinsumos no futuro da agricultura

Os insumos biológicos desempenham um papel determinante no futuro da agricultura, pois oferecem uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos e pesticidas convencionais. Este diferencial pode ...
Leia mais →